Como suprimir uma mensagem do log de erro no AIX

O sistema operacional AIX tem um sistema de logs de erro, chamado em inglês de error log, que acessamos através do comando errpt.

Há situações onde o sistema operacional está reportando erros que queremos suprimir desse sistema de logs como por exemplo:

  • O sistema de logs está sendo inundado por um log que reporta um problema que está planejado pra ser resolvido.
  • O log não representa um problema, pois é consequência de algum bug do AIX e você quer removê-lo do log até que a IBM corrija o bug e você aplique a correção.
  • O log até representa um problema, mas por algum motivo sua empresa decidiu conviver com ele e ele não será resolvido em curto prazo.

Enfim, há diversos cenários onde pode ser desejável suprimir  uma certa mensagem de erro. Frequentemente o sistema de logs de erro é monitorado e gera alertas, incidentes e não queremos ter alertas e incidentes que por qualquer motivo não serão tratados ou já tem sua solução programada.

O comando usado para remover um determinado log do error log é o errupdate. Abaixo, um exemplo de como remover o erro ERRLOG_OFF com error id 192AC071. No prompt da shell:

# errupdate <Enter>
=192AC071: <Enter>
Report=False <Enter>
<Ctrl-D>
<Ctrl-D>

Uma prática interessante é, ao fazer isso, editar o profile do root e colocar uma mensagem avisando sobre o erro que foi suprimido do log. Assim, qualquer administrador que logar no sistema, é avisado que determinado erro não está sendo reportado pelo log.

Referências:

  1. AIX error logging
  2. IBM AIX: Comando errupdate

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *