Introdução ao Unix

A primeira coisa que ouvi falar de UNIX foi:

“O unix é um sistema operacional multiusuário e multitarefa”

Confesso que na época, aluna do primeiro ano do colegial técnico em processamento de dados, que nunca tinha visto um computador na frente, não entendi muito o que isso significava. E não imaginava que um dia eu me tornaria Administradora de sistemas Unix.

Realmente ele é multiusuário (diversos usuários trabalham no sistema ao mesmo tempo) e multitarefa (diversas aplicações são executadas em paralelo).

Parece óbvio hoje em dia, mas naquela época (1991), o DOS não era multiusuário nem multitarefa. Um usuário carregava o sistema operacional e executava uma única aplicação, como o wordstar, por exemplo.

O unix era utilizado apenas em servidores de grande porte e não era popular em microcomputadore, coisa que o Linux fez, permitindo que se tivesse um Unix no seu desktop em casa.

A primeira versão do Unix foi lançada em 1970 pela Bell Labs e era usada em universidades. Em 1976 foi lançada a primeira versão comercial.

Os criadores do Unix foram Ken Thompson e Dennis Ritchie. Você pode conhecer um pouco mais sobre estes dois gênios na wikipédia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Ken_Thompson
http://en.wikipedia.org/wiki/Dennis_Ritchie

Além do Unix, eles também criaram a Linguagem C.

Eu diria que a contribuição deles para o mundo da Computação foi singela, não?
O Unix é muito mais que um sistema multiusuário e multitarefa. Para saber mais sobre o Unix e sua história, segue indicação de alguns links:

http://www.bell-labs.com/history/unix/
http://en.wikipedia.org/wiki/Unix

Alguns manuais:

http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/softwarelivre/document/list.php?tid=59

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *